Treinamento Físico
Personalizado para
Crianças
 |
João Vitor - Agachamento no Bosu ball,
combinado com arremesso de bola
(contendo 1 litro de água dentro).
|
Recomendações sobre as práticas de atividades físicas para crianças e adolescentes indicam que essas devem ser realizadas diariamente - ou em um mínimo de 3-4 vezes por semana - acumuladas em 60 min
diários (incluindo atividade moderada e rigorosa), e de modo que a frequência cardíaca, a ventilação e a sudorese aumentem substancialmente. Uma consideração importante é de que a dinâmica dessas atividades seja, sobretudo, prazerosa, divertida e desafiadora, visando promover a adesão e a permanência dessa população aos programas de exercícios físicos. Outra consideração necessária, é de que as atividades incluídas em um programa de treinamento sejam adequadas à fase atual de maturação biológica e progridam de acordo com os avanços na maturação e no crescimento. Para uma apropriada prescrição das sessões de treinos, devem ser consideradas, também, as diferenças entre meninos vs. meninas, crianças vs. adultos, crianças ativas vs. sedentárias e crianças saudáveis vs. com condições especiais. O conhecimento sobre esses aspectos, resume o importante papel do profissional da Educação Física na prescrição de exercícios seguros, eficazes, bem estruturados e apropriados à essa população de jovens (crianças e adolescentes).
 |
João Vitor - agilidade entre os chapéus-chinês. |
Atualmente, tenho utilizado com o meu aluno João Vitor, pré-púbere, de nove anos de idade, um programa de treinamento intitulado como "funcional", ajustado às suas características e necessidades. Nesse treinamento, a ferramenta principal para realização das tarefas - que envolvem, inúmeras vezes, "todo" o sistema neuro-muscular - é o próprio corpo do João. Nossas aulas não são compostas simplesmente por exercícios, mas sim por tarefas que envolvem movimentos corporais que se vinculam, na maioria das vezes, a uma série de desafios. Isso facilita para que o "ambiente" das sessões de treinos seja também um playground, onde a criança se DIVERTE, ao mesmo tempo em que aprende a conhecer o seu real potencial de movimento, assim como, os seus limites.
 |
A foto ilustra alguns exemplos de materiais utilizados no
treinamento funcional; entretanto, nem todos são
utilizados com crianças.
|
Nessa proposta de treinamento, força, equilíbrio, coordenação motora, velocidade, tempo de reação, resistência muscular e cardiorrespiratória, agilidade (coordenação motora + velocidade), potência, mobilidade e flexibilidade são as habilidades que podem estruturar um programa de treinamento específico para crianças ou adolescentes, razão pela qual podemos defini-la também como treinamento “global” ou “dinâmico”. A aquisição na melhora dessas habilidades varia de acordo com as fases maturacionais e, dessa forma, ênfases a determinadas habilidades devem respeitar e concordar sempre com o desenvolvimento biológico.
Além dos benefícios à saúde, ao bem-estar, à economia de movimento, e à autoconfiança da criança/adolescente, essa estratégia, dentro de um contexto geral, faz com que esses jovens “corram”, “agachem”, “girem”, “saltem”, “equilibrem-se”, “façam força”, “reajam a estímulos rápidos” e vivenciem gestos e regras de diferentes modalidades esportivas. Tal estratégia, quando bem direcionada e orientada, pode também servir para educar essa população quanto à aquisição de uma vida adulta fisicamente ativa, e, consequentemente, livre de comprometimentos associados ao sedentarismo.
 |
João Vitor se equilibrando na Fit ball. |
As crianças, principalmente até os 13 anos de idade, comumente participam ou experienciam alguns tipos de programas de atividades esportivas; entretanto, essas praticas parecem diminuir durante a adolescência, repercutindo, muitas vezes, em quantidades inferiores às práticas recomendadas pela American College of Sports Medicine (2011), durante a vida adulta; ou seja, <150 min/sem.
Alguns cuidados ao logo dos treinos são de fundamental importância, como: 1) uso de calçados e vestuários apropriados, 2) hábitos satisfatórios de hidratação antes, durante e após os treinos e 3) manutenção de uma alimentação "equilibrada" antes e depois dos treinos; contribuindo, sobretudo, para uma boa saúde óssea.
 |
Prof. Paulo e João Vitor |
A proposta fundamental desse programa de treinamento é deixar o corpo de João mais "inteligente" e "econômico", melhorar sua flexibilidade e postura durante o crescimento, aumentar a autoestima, motivar à escolha das atividades físicas de maior interesse (respeitando suas preferências), prevenir lesões, reduzir o número de horas na frente da televisão/computador e é claro, a de literalmente "suar a camiseta"! Prof. Me. Paulo Lague Sehl.
 |
Luiz, Clai, Gabi e João |
Nosso filho João Vítor, de 9 anos, teve um
crescimento abrupto e começou a manifestar muitas dores musculares. Consultando
um ortopedista, nos foi orientado a fazer um trabalho físico mais direcionado
ao alongamento e fortalecimento muscular. Chegamos, então, por intermédio de
uma amiga, no profe Paulo. Excelente profissional, querido, carismático e amigo,
fez com que o João melhorasse consideravelmente seu físico, tornando-o num
menino mais seguro, feliz e saudável. Hoje, graças a esse treinamento funcional, ele
já não se queixa mais de dores, sua
postura corporal melhorou muito e sua coordenação motora também. Além disso, as
aulas são super divertidas e diversificadas. Ele adora!
Valeu profe, obrigado por tudo! Te admiramos muito. Clai e Luiz.
 |
João Vitor - recuperação após a sessão
de treino.
|
Eu comecei a fazer as
aulas com o profe Paulo porque eu sentia muitas dores nas costas e nas pernas.
Mas agora eu me sinto melhor, mais forte e mais seguro. Além disso, o profe
Paulo é um dos meus melhores amigos. João Vítor.
Prof. Me. Paulo Lague Sehl
Nenhum comentário:
Postar um comentário